Curso de Capacitação de Prestação de Contas do PDDE

29/03/2019 às 10:34 - Educação

A Prefeitura de Rialma através da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (formada por: Aguimar Moreira Carvalho, coordenadora do PDDE municipal; Olianda Pimenta, inspetora do Conselho Municipal de Educação e membro da equipe de análise e aprovação do PDDE municipal; e Sabrina Alves, responsável pela prestação de contas dos recursos e programas da Educação do Município) participou do curso de capacitação de prestação de contas do PDDE, realizado entre os dias 25 a 28 de março do presente ano, na cidade de Goiás.

Ainda, juntamente com os demais servidores participantes do curso, esteve presente a Professora Doutora Malu Ramos, de Goiânia.

O curso foi ministrado no Cine Teatro São Joaquim, em Goiás, por Daêr Mota e Abdeildes Santos, ambos técnicos do FNDE. No último dia do curso (28/03), em segundo momento, o Gerente da Agência do Banco do Brasil local realizou palestra a respeito das transações relacionadas ao cartão PDDE.

O curso tem objetivo capacitar e orientar os gestores municipais e estaduais que atuam na esfera educacional, responsáveis pela execução e prestação de contas dos programas federais da educação, dando ênfase na prestação de contas do SIGPC, SIGECON dos programas PNAE, PNATE, PDDE e Agricultura Familiar.

O FNDE é responsável por transferir recursos para apoiar estados e municípios no financiamento da educação básica pública. Os gestores educacionais em todo o país têm a obrigação de prestar contas sobre a correta aplicação do dinheiro recebido pelos diversos programas da autarquia, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate).