Vacinação contra a Gripe

08/04/2019 às 18:00 - Saúde

A Prefeitura Municipal de Rialma através da Secretaria de Saúde, realiza vacinação contra a gripe.

Segue o cronograma:

Grupo 01: 10 a 18 abril: Gestantes, puérperas e crianças de 06 meses até 05 anos de idade.

Grupo 02: 22 a 26 abril: Trabalhadores da Saúde

Grupo 03: 29 abril: Pessoas com 60 anos ou mais.

Grupo 04: Dia "D" 04 maio: sábado: Todos os grupos prioritários.

Grupo 05: 06 a 10 Maio: Portadores de doenças crônicas,síndrome de down e outras trissomias.

Grupo 06: 13 a 17 Maio: Professores

Grupo 07: 20 a 31 Maio: Todos os grupos prioritários. População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina da gripe é essencial para todas as pessoas acima de seis meses que não possuam contraindicação em recebê-la anualmente. Porém, para o público-alvo, é ainda mais importante, pois para essas pessoas as chances de complicações como consequência da infecção pelo vírus da gripe são muito mais frequentes.

Para evitar pegar doenças respiratórias, seja gripe ou resfriado, é bom sempre manter alguns hábitos de higiene como lavar as mãos, utilizar lenço descartável para limpar o nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe ou resfriado. É fundamental também cobrir o nariz ao tossir e espirrar. Mas não use a mão para isso. Cubra o rosto com área interna entre o braço e o antebraço, onde fica o cotovelo. Assim, você evita tocar em objetos com as mãos cheias de vírus que podem contaminar outras pessoas.