Atividades referentes ao Setembro Amarelo

12/09/2019 às 17:00 - Saúde

A Prefeitura Municipal de Rialma, por meio da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde, estão desenvolvendo atividades referentes ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. As atividades são desenvolvidas pelo CAPS São Miguel e estão sendo trabalhadas com a Atenção Básica, juntamente com o com o CREAS e CRAS.

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) está realizando diversas ações ao longo deste mês dedicadas ao Setembro Amarelo. Atividades como palestras educativas, rodas de conversa, dinâmicas e oficinas voltadas para a prevenção do suicídio estão sendo promovidas com o objetivo de apoiar a causa e conscientizar os pacientes da entidade da importância da valorização à vida.

A finalidade das ações é promover a importância do combate ao suicídio e, para isso, a participação da família na vida das pessoas é essencial. Atentar-se para os indícios é fundamental. Por trás de determinados comportamentos, sentimentos como desesperança, desespero, desamparo, baixa auto-estima, dentre outros, são motivos para o alerta da família e amigos para o auxílio à busca pela prevenção.

Muitos mitos envolvem o suicídio e existe uma grande resistência com relação à abordagem do tema na sociedade, por esse motivo, a conscientização e a informação são imprescindíveis. A intenção do Caps é desconstruir esses mitos, falar sobre formas de prevenção e informar sobre cuidados com as pessoas que demonstrem indícios de comportamentos suicidas e oferecer suporte a quem precisa.